Micrologística para PMEs?
- mbegaia

- Feb 20, 2023
- 2 min read

A micrologística refere-se à incessante procura da máxima otimização dos processos logísticos internos da sua empresa.
O processo procura trabalhar e gerir todo o tipo de informação que permita tomar as decisões necessárias para melhorar os vários processos internos e ultimamente gerar maior rentabilidade para a sua empresa.
Algumas áreas em que a micrologística é tradicionalmente aplicada são o armazenamento, o controlo de stocks, o embalamento, a gestão dos envios e o transporte internacional.
Embora os benefícios sejam inegáveis, a implementação de um sistema organizado pode requer um investimento significativo em recursos humanos, processos e especialmente tecnológicos, dependendo do tamanho e necessidades da empresa.
No e-commerce por exemplo a micrologística é de extrema importância para a expansão da empresa apesar da maioria das PMEs possa não ter ainda implementado uma estratégia abrangente nesta área.
Uma gestão correta da sua logística tem várias vantagens, entre outras:
Maior agilidade na capacidade de resposta, uma vez que permite que as estratégias de inventário se adaptem mais rapidamente aos perfis específicos de cada mercado ou tipo de cliente.
Redução do chamado “lead time”, é imperativo que as empresas adotem uma estratégia capaz de colocar o produto o mais próximo possível do cliente.
Custos de entrega mais reduzidos, através de parceiros que se dedicam a essa parte do seu negócio e poupam o seu tempo e recursos, para se dedicar ao seu produto.
Otimização do fluxo de mercadorias e entrega, embora a distância até ao cliente final seja um fator importante nos custos de compliance, outros aspetos como o trabalho/hora-homem necessárias nessa gestão, ou a eficiência do serviço de transporte utilizado, podem contribuir significativamente para melhorar este fluxo.
Já pensou no outsourcing / terceirização?
A micrologística está normalmente ligada ao dos serviços de outsourcing. Muitas empresas optam por subcontratar algumas das suas funções logísticas, como o transporte, armazenamento ou gestão de informação associada. O agrupamento destas funções deu origem ao conceito de 3PL (third party logistics), tema abordado no nosso recente blog.




Comments